Como a cor marrom é composta?
A cor marrom que vemos em sobrancelhas micropigmentadas é geralmente uma mistura de pigmentos pretos, vermelhos e amarelos.
O pigmento preto é usado para escurecer a cor, o amarelo para clareá-la, e o vermelho para dar uma tonalidade mais quente e natural.
A combinação exata é ajustada para cada cliente, para se aproximar ao máximo da cor natural dos pelos.
Por que os pigmentos orgânicos degradam para tons acinzentados?
Os pigmentos orgânicos utilizados na micropigmentação de sobrancelhas são compostos por uma combinação de pigmentos pretos (Carbon Black CI 77266), vermelhos e amarelos. No entanto, é observado que os pigmentos vermelhos e amarelos orgânicos possuem alta atividade eletrônica, o que os torna mais facilmente reconhecidos pelo sistema imunológico e fagocitados pelas células do sistema imunológico.
Por outro lado, o Carbon Black, que é pigmento inorgânico de comportamento orgânico, possui uma baixa atividade eletrônica devido à sua estrutura molecular, o que resulta em sua menor interação com as células imunológicas. Devido à menor fagocitose seletiva do Carbon Black e à sua baixa atividade eletrônica, esse pigmento tende a persistir na pele e pode resultar em um tom acinzentado ao longo do tempo.
Por que os pigmentos inorgânicos degradam para tons avermelhados?
Por outro lado, os pigmentos inorgânicos, como o óxido de ferro preto e o óxido de ferro amarelo, possuem alta atividade eletrônica, o que os torna mais facilmente reconhecidos pelo sistema imunológico e fagocitados pelas células do sistema imunológico. No entanto, o óxido de ferro vermelho apresenta baixa atividade eletrônica, resultando em uma menor interação com as células imunológicas.
Devido à maior fagocitose seletiva dos pigmentos de óxido de ferro preto (C.I. 77499) e óxido de ferro amarelo (C.I. 77492) e sua alta atividade eletrônica, esses pigmentos tendem a ser mais facilmente removidos pelo sistema imunológico. Já o óxido de ferro vermelho (C.I. 77491), com sua baixa atividade eletrônica, persiste na pele e pode resultar em uma mudança de cor indesejada, com as sobrancelhas adquirindo tonalidades avermelhadas ao longo do tempo.
Quais estratégias podem ser usadas para minimizar a degradação da cor?
Escolha de pigmentos: Opte pelo hibridismo na micropigmentação de sobrancelhas, que consiste na mistura cuidadosa de pigmentos específicos em proporções precisas. Isso pode criar uma ampla gama de tonalidades que resistem à degradação a cores indesejáveis ao longo do tempo.
Proteção solar: A radiação ultravioleta pode acelerar a degradação dos pigmentos. Aconselhe suas clientes a evitar a exposição direta ao sol e, quando necessário, aplicar um protetor solar de amplo espectro na área pigmentada.
Hidratação: A pele bem hidratada ajuda a preservar a integridade dos pigmentos. Recomende cremes hidratantes adequados para a área pigmentada.
Evite produtos abrasivos: Produtos de limpeza abrasivos ou tratamentos faciais com pH ácido podem acelerar a degradação dos pigmentos. Aconselhe suas clientes a usar produtos suaves e específicos para a área pigmentada.
Manutenção: A micropigmentação requer retoques para manter a cor e a aparência desejadas. Avalie a necessidade de retoques e ajustes, de acordo com as características individuais da pele de cada cliente, adicionalmente a baixa saturação na micropigmentação faz com que o pigmento dure menos na pele e tenha menor chance de mudar de cor, devido a menor concentração de pigmento.
A degradação da cor é uma parte normal da micropigmentação, mas com os cuidados adequados e uma compreensão profunda dos processos envolvidos, é possível minimizar a degradação de cor e proporcionar resultados mais satisfatórios para suas clientes.
Continue se educando e buscando as melhores práticas para oferecer o melhor serviço possível em seu trabalho de micropigmentação.
Esse conteúdo te ajudou?
Envia para uma amiga. Você ajuda ela, me ajuda e todas nós evoluímos juntas 🥰
Quer ver mais conteúdos como esse?
Comments